Acabe com as Traças
As traças são mariposas e uma das 3.000 espécies pertencentes à família Tineidae, da ordem das Lepidópteras. A maior parte dessas mariposas são pequenas ou médias. A maioria alimenta-se de fungos, liquens e detritos, e algumas de tecidos.
As traças das “roupas” possuem coloração clara e medem aproximadamente 1,2 a 1,5 cm de comprimento. Apresentam na cabeça tufos de pelos avermelhados e as suas antenas são um pouco mais escuras do que o restante do corpo.
As traças das roupas voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas. Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro.
As fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e tecem um casulo, em forma de losango, enquanto se alimentam, podendo ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pelo, cabelo, couro, poeira, papel e, ocasionalmente, de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo, são as mais atacadas. As fezes das larvas das traças das roupas apresentam a mesma coloração das fibras dos tecidos. Quando as larvas estão prontas para pupar, elas migram à procura de frestas.
As traças-de-livros ou prateada possuem um aspecto que lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”. A família de maior importância dessa ordem é a Lepismatidae.
Medem no máximo 50 mm de comprimento, são ápteros, possuem corpo deprimido e alongado, com três filamentos caudais, olhos compostos reduzidos ou ausentes e antenas filiformes (alongadas). São insetos que se alimentam de matéria orgânica vegetal e de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido. Assim, em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc) e alguns tecidos. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.
Apresentam reprodução sexuada e desenvolvimento ametabólico, e a fase jovem diferencia-se da adulta apenas pelo tamanho e maturidade sexual. Dependendo da espécie e clima, os ovos eclodem entre 10 e 60 dias, e a fase jovem para a adulta dura entre 2 e 3 meses, sendo o ciclo de vida completo de 1 ano.
Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano e são consideradas importantes pragas domiciliares, como a Lepisma saccharina. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos.
Quando é constatada uma alta infestação de traças, o uso de produtos químicos devidamente registrados e aplicados por empresas especializadas no Controle de Pragas Urbanas podem ser necessários e muitas vezes apresentam um resultado bastante eficaz.