Saiba Como Manter as Madeiras Livres de Cupim
CUPINS (Ordem Isoptera), e BROCAS (Ordem Coleoptera): esses insetos possuem diferentes hábitos e comportamentos, mas ambos são responsáveis por danos em estruturas de madeiras. Os cupins produzem dejetos em formatos de grãos, já as brocas deixam seus dejetos em formato de um pó muito fino, como uma farinha de trigo.
Os cupins e as brocas podem ser facilmente identificados. Para diferenciá-los é importante notar a presença de grãos de madeira e observar conforme eles comem a madeira, a digerem, e a excretam. Estas fezes (grãos) obstruem as galerias, e os cupins as “varrem” para fora, desobstruindo seus túneis. Logo, a presença desses grãos é um sinal inequívoco de que a estrutura deve ser imunizada. A presença de asas não indica, necessariamente, que haja cupins infestando alguma estrutura de madeira no local. É possível que tenha entrado uma revoada por uma janela aberta, e que alguns deles tenham perdido as asas no ambiente.
Sobre os danos causados por esses insetos, os piores sem dúvida são os cupins, que desenvolvem grandes colônias e vivem praticamente até consumirem todo o alimento disponível. As brocas têm um ciclo de vida curto, não formam colônias e são combatidas através de um tratamento superficial das estruturas infestadas.
É possível eliminar cupins e brocas sem ajuda de empresas especializadas, porém, além das empresas possuírem conhecimentos específicos e prática na localização das colônias de cupim, dos cupinicidas e dos equipamentos de proteção adequados, possuem os equipamentos necessários e corretos para o combate às infestações. Muitas pessoas, após várias tentativas frustradas em eliminar cupins, acreditam que a única solução é substituir a peça de madeira infestada, o que é um erro. É muito mais econômico contratar um serviço de qualidade do que substituir uma peça.
Se você está vendo aquele farelinho de madeira aparecendo sempre no mesmo local, é sinal de que está com uma infestação por cupins. Se for imunizado a tempo, o móvel terá um dano reduzido. Caso contrário, com o passar do tempo o dano fica tão grande que se perde o móvel. Então a pesquisa por empresas especializadas em executar o procedimento de Descupinização é o melhor e mais econômico caminho, pois empresas especializadas em Controle de Pragas Urbanas certificadas pela Vigilância Sanitária possuem técnicas e pessoal capacitado para melhor resolver este problema.
FONTES: www.fiocruz.com.br e www.usp.br/pesquisa