Importância da Limpeza de Caixa de Gordura!
Lavar a louça e passar pano para desinfetar as superfícies são ações de higienização comuns numa cozinha. Mas e a limpeza da caixa de gordura, como fica?
Esse dispositivo também merece atenção de tempos em tempos. Afinal, é lá que se deposita boa parte dos resíduos que escorrem pelo ralo, como óleo e outros materiais orgânicos. Sem manutenção periódica, o conteúdo pode transbordar, levando ao entupimento dos canos. E aí é transtorno na certa.
Aqui vamos explicar direitinho quando e como você deve limpar a graxeira (caixa de gordura), nome alternativo desse equipamento. Fique conosco para tirar suas dúvidas!
Quando fazer a limpeza de caixa de gordura
A necessidade de limpeza da caixa de gordura depende da intensidade do uso. Ou seja: quanto mais alimentos são preparados na cozinha, mais louça é lavada naquele ambiente, gerando uma quantidade maior de rejeitos.
Desse modo, não existe uma regra única, capaz de atender às necessidades de qualquer cliente. Cada caso é um caso.
Ainda assim, em mais de dez anos de experiência neste serviço, a Supremo Serviços conseguiu estabelecer um prazo médio para cada tipo de situação. A lista a seguir leva em conta nosso histórico de atendimentos. Acompanhe:
- Limpeza de caixa de gordura em residência – a cada seis meses;
- Limpeza de caixa de gordura em apartamento – a cada três meses;
- Limpeza de caixa de gordura em bar ou restaurante de pequeno porte – limpeza mensal;
- Limpeza de caixa de gordura em restaurante grande ou indústria – limpeza semanal.
Reiterando, esse período pode variar de acordo com a demanda e a própria estrutura do local. Por isso, o melhor seria adotar o comportamento preventivo: limpar a graxeira antes que haja sinais de entupimento nos canos.

Como saber se a caixa de gordura está entupida
O entupimento da caixa de gordura não acontece de uma hora para outra. Geralmente, o encanamento dá sinais de que algo está impedindo a passagem dos rejeitos. Preste atenção a eles:
- Mau cheiro vindo do ralo;
- Escoamento de água mais demorado que o normal;
- Borbulhas quando a água desce;
- Resíduos voltando do encanamento para a pia;
- Material orgânico transbordando da graxeira.
Se você reparar em algo errado, providencie imediatamente a limpeza da caixa de gordura. Agora, caso o problema continue, talvez haja outros pontos entupidos na tubulação. Em situações assim, uma boa saída é o hidrojateamento profissional. Acesse o link abaixo para mais detalhes.
Saiba mais: Explicamos o que é o hidrojateamento e para que serve
Como desentupir caixa de gordura
O processo de desentupimento da graxeira é basicamente o mesmo da limpeza. De qualquer modo, você deve entender o motivo que leva ao bloqueio da tubulação.
Talvez a caixa de gordura seja pequena demais para a quantidade de rejeitos gerados. Ou, então, é a manutenção do encanamento que não está em dia.
Pois trate de prestar atenção a esses detalhes. O entupimento dos canos não gera apenas danos materiais, mas também risco à saúde pública. Isso porque uma caixa de gordura transbordando contém diversos microrganismos causadores de doenças, além de atrair pragas como baratas e ratos.
Na dúvida sobre como proceder, busque ajuda profissional. Uma equipe especializada em limpeza de caixa de gordura e desentupimento, como a Supremo Serviços, conta com equipamentos especiais para realizar a sucção do material orgânico. É a garantia de um serviço rápido e eficiente.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Atendemos em toda Grande BH (Belo Horizonte, Betim, Contagem e cidades vizinhas).