4 Erros Para Evitar Na Gestão Do Seu Condomínio
A gestão de condomínios residenciais exige, do síndico, muita dedicação, organização, responsabilidade e transparência. Esta última porque, claro, uma administração transparente é o primeiro passo para elevar o nível de gestão e evitando problemas.
Porém, uma hora ou outra, eles surgem na vida de todos os moradores, em maior ou menor grau. Para este texto, separamos 4 erros comuns cometidos pela administração do condomínio e que não deveriam existir, pois impactam negativamente a coordenação e a condução das tarefas.
- Desconhecimento das Normas do Condomínio
O ideal é que cada novo morador receba uma cópia impressa ou por via eletrônica do documento que contém as normas do prédio, confirmando o recebimento via recibo ou assinatura eletrônica.
Para evitar ainda quaisquer posteriores desentendimentos sobre as normativas, o síndico pode disponibilizar o seu contato para esclarecimentos.
- Má Administração Financeira
É dever da administração pagar as contas em dia, fazer um fundo de reserva para obras e emergências e pagar os salários dos colaboradores terceirizados na data correta.
Portanto, cuidado: erros administrativos significam prossíveis problemas judiciais para o condomínio.
- Manutenção Periódica Esquecida
A manutenção preventiva de equipamentos e da estrutura do prédio é importante para evitar prejuízos para o condomínio. Sem ela, pode ser que o síndico responda a um processo criminalmente, caso ocorram acidentes decorrentes da negligência, por exemplo.
- Inadimplentes Expostos
Ao expor o nome dos moradores que devem parcelas à administração, o síndico pode ser processado por danos morais e ter ainda mais problemas com a gestão do condomínio residencial.
O certo é demonstrar o valor total da dívida, bem como o número de condôminos que estão em débito, mas nunca citar nomes ou números de apartamentos.
E agora?
Sabemos que erros cometidos pela gestão podem comprometer seriamente a administração, afetando a qualidade de vida dos moradores. Para contornar isso, algumas medidas funcionam muito bem, como usar portaria virtual, realizar monitoramento remoto e contratar softwares de gestão financeira.
No entanto, mais prático e otimizável para a logística do condomínio é deixar a administração financeira e operacional do prédio de forma terceirizada. Ou seja, com quem é especialista nesse tipo de gestão e saber evitar erros como os citados no texto.
Em caso de dúvidas ou pedidos de orçamentos, entre em contato com a Supremo Serviços.